Texsa-Piso Drenante

 

1   -   DEFINIÇÃO

É um concreto permeável à água que, aplicado sobre superfícies planas ou levemente curvas, permitirá que as águas de percolação se infiltrem continuamente para o suporte inferior, não deixando causar erosão ou assoreamento da base. De cura rápida, a resistência à compressão, na espessura de 10,00 cm, se obtém em 12 horas de @ 43,00 kgf cm2.  O agregado granulométrico é formado por fator de cubicidade entre um (1) e zero (0), o que o torna uma pavimentação de alta resistência. 

 

2 - CARACTERÍSTICAS                     

Aspecto: Granulado cinza cimento

Resistência inicial: 5 MPa em 2 horas.

Densidade aparente : 1.850 kg/m³

Densidade seco:  2.000 kg/m³

Resistência à comressão: 25 Mpa.

Endurecimento: 2 horas, depois de aplicado.

Acabamento: plano.

 

3 -  APLICAÇÕES

- Em pavimentação de estradas,  ou para fazer um grande piso permeável.

- Como dreno ou sumidouro ao redor dos ralos das lajes impermeáveis nas coberturas, nos pilotis, calhas, passarelas, pisos decorativos entre meio as pedras quadradas ou retangulares, fundos de poços artesianos, etc.

- Na confecção de corredeiras ao longo de ruas e estradas asfaltadas, nos perímetros paralelos de vias públicas ou na execução de pisos drenantes.

- Para se industrializar placas pré-moldadas, pisos articulados, no local da obra. Nestes casos recomendamos que as formas sejam feitas em chapas de aço ou madeirit plastificado.

- Como dreno para circulação e exsudação dos gases da base (plano inferior), em grandes pátios, áreas de estacionamento de veículos, etc.

- Na execução de pavimentação nas áreas de afundamento (efeito côncavo) de ruas ou avenidas, em locais de grande distância dos esgotos viários, etc.

- Como dreno na sub base (fundo) de quadras esportivas. Promove estabilidade do piso e diminui o consumo de água nas quadras de saibro etc.

 

4 - MODO DE USAR

Despejar o conteúdo de cada saco de trinta e seis (36) quilos em uma betoneira ou masseira totalmente estanque e adicionar 5 % de água (dois litros) em relação ao peso do TEXSA- PISO DRENANTE. Homogeneizar e espalhar na área, que deverá estar bem compacta, limpa e levemente umedecida, nivelando e compactando por igual o TEXSA-PISO DRENANTE.

Obs: É recomendado que a quantidade preparada seja bem calculada, para ser aplicada no tempo máximo de 10 minutos, devido à cura rápida do concreto permeável.

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

5   -   RENDIMENTO

185 kg / m² para 10 cm de espessura

 

6   -   EMBALAGEM

Sacos Plásticos = 36 kg líquidos.

 

 

 

Texsa-Piso Drenante

 

Corpo de prova feito, em forma, para simples informação de textura e aspecto.

 

1. Cor cinza – Cor verde     Obs.: Pode ser feito em outras cores

 

 

2. Imagem ampliada

 

 

3. Imagem em corte – seção drenante

 

 

4. Aspecto da textura feita sobre a forma – cópia da superfície lisa – ótimo para fabricação

de placas para montagem, no local, com o verso para cima.

 

 

5. Imagem do verso ( cinza) e da superfície (verde)

 

 

Obs.: A forma utilizada para o trabalho foi uma embalagem plástica para sorvete - 2 litros.